Bossa Nova é um movimento da
música popular brasileira do final dos anos 50 lançado por João Gilberto, Tom
Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média
da zona sul carioca, derivado do samba e com forte influência do jazz. De
início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba
naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba
carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos
mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o
mundo, um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962
por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.

A palavra bossa apareceu pela
primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel
Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão
bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas
de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música
para encaixar falas.

Alguns críticos musicais destacam
uma certa influência que a cultura americana do Pós-Guerra, de músicos como
Stan Kenton, combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na
bossa nova, especialmente do cool jazz e bebop. Embora tenha pouca influência
de música estrangeira como o Jazz, a Bossa Nova possui elementos de samba
sincopado. Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical
de época. Os cantores Dick Farney e Lúcio Alves, que fizeram sucesso nos anos
da década de 1950 com um jeito suave e minimalista (em oposição a cantores de
grande potência sonora) também são considerados influências positivas sobre os
garotos que fizeram a Bossa Nova.
Um embrião do movimento, já na
década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de
músicos da classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara
Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais
frequentes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música.
Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como
Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O
grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz
Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros.
Primeiro movimento musical
brasileiro egresso das faculdades, já que os primeiros concertos foram
realizados em âmbito universitário, pouco a pouco aquilo que se tornaria a
bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das
Garrafas.

No final de 1957, numa destas
apresentações, no Colégio Israelita-Brasileiro, teria havido a ideia de chamar
o novo gênero - então apenas denominado de samba sessions, numa alusão à fusão
entre samba e jazz -,devido a um recado escrito num quadro-negro, provavelmente
escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma
apresentação de samba-sessions por uma turma "bossa-nova". No evento
participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e
Luiz Eça, onde foram anunciados como "(...)grupo bossa nova apresentando
sambas modernos".
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