A música do Brasil formou-se, principalmente, a
partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por
colonizadores portugueses e pelos escravos.
Até o século XIX Portugal foi a porta de entrada
para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, erudita
e popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a
literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao
longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse de origem
portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento
africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram
um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescendo
especialmente a partir do século XX. O indígena praticamente não deixou traços
seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua
maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.
Ao longo do tempo e com o crescente intercâmbio
cultural com outros países além da metrópole portuguesa, elementos musicais
típicos de outros países se tornariam importantes, como foi o caso da voga
operística italiana e francesa e das danças como a zarzuela, o bolero e
habanera de origem espanhola, e as valsas e polcas germânicas, muito populares
entre os séculos XVIII e XIX, e o jazz norte-americano no século XX, que
encontraram todos um fértil terreno no Brasil para enraizamento e
transformação.
Com o importante influxo de elementos melódicos e
rítmicos africanos, a partir de fins do século XVIII, a música popular começa a
adquirir uma sonoridade caracteristicamente brasileira. Na música erudita,
contudo, aquela diversidade de elementos só apareceria bem mais tarde. Assim,
naquele momento, tratava-se de seguir - dentro das possibilidades técnicas
locais, bastante modestas em relação aos grandes centros europeus ou mesmo em
comparação com o México e o Peru - o que acontecia na Europa e, em grau menor,
na América espanhola. Uma produção de caráter especificamente brasileiro na
música erudita só aconteceria após a grande síntese realizada por Villa Lobos,
já em meados do século XX.
Fonte: Wikipédia
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